As pastagens são de extrema importância para a produção de bovinos, tanto de corte como de leite no Brasil. Além da suplementação que os rebanhos recebem, as pastagens são a base da alimentação e têm sido amplamente utilizadas, sendo a alternativa de alimento mais barata que a propriedade pode possuir.
Dentre os insetos-praga de importância para as pastagens, podemos citar as cigarrinhas com merecida atenção, pelo seu alto nível de distribuição populacional e a severidade dos danos que causam
As cigarrinhas-das-pastagens são de um grupo de insetos sugadores que se alimentam apenas de gramíneas. Dentre as espécies de importância, podemos citar: Zulia (Notozulia) Entreriana (Berg., 1879), Deois flavopicta (Stal., 1854), Deois schach (Fabr., 1787), Mahanarva posticata (Stal., 1855) e Mahanarva fimbriolata (Stal, 1854), as quais estão mostradas na imagem abaixo.
Com o ataque da praga, o capim começa a amarelar, secar e perder o vigor, abrindo espaço para o estabelecimento de plantas daninhas. A identificação dos focos iniciais do inseto é fundamental para evitar a sua proliferação e garantir forragem de qualidade para o gado, mas o produtor rural deve atuar de forma preventiva.
Fases da cigarrinha
Ciclo de vida
Danos e Prejuízos
Embora as ninfas das cigarrinhas causem algum dano, os insetos adultos são os causadores dos maiores prejuízos. Ao se alimentarem, introduzem substâncias tóxicas que tanto podem atrapalhar o transporte da seiva, quanto causar a morte dos tecidos.
UM NÚMERO DE 25 ADULTOS DE NOTOSURIA ENTRERIANA POR METRO QUADRADO, POR UM PERÍODO DE 10 DIAS, PODE REDUZIR EM 30% A PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DE BRAQUIARIA DECUMBENS.
Como controlar
Uma das melhores formas de se controlar a cigarrinha-das-pastagens é utilizando o controle biológico.
A Biomip oferece aos seus clientes o Biometa, um produto que usa o Metarhizium anisopliae e tem alta eficiência no controle deste tipo de praga.