As pastagens são de extrema importância para a produção de bovinos, tanto de corte como de leite no Brasil. Além da suplementação que os rebanhos recebem, as pastagens são a base da alimentação e têm sido amplamente utilizadas, sendo a alternativa de alimento mais barata que a propriedade pode possuir.
Dentre os insetos-praga de importância para as pastagens, podemos citar as cigarrinhas com merecida atenção, pelo seu alto nível de distribuição populacional e a severidade dos danos que causam.
As cigarrinhas-das-pastagens são de um grupo de insetos sugadores que se alimentam apenas de gramíneas. Dentre as espécies de importância, podemos citar: Zulia (Notozulia) Entreriana (Berg., 1879), Deois flavopicta (Stal., 1854), Deois schach (Fabr., 1787), Mahanarva posticata (Stal., 1855) e Mahanarva fimbriolata (Stal, 1854), as quais estão mostradas na imagem abaixo.
Zulia (Notozulia) entreriana
Deois flavopicta
Mahanarva fimbriolata
Deois schach
Deois incompleta
Com o ataque da praga, o capim começa a amarelar, secar e perder o vigor, abrindo espaço para o estabelecimento de plantas daninhas. A identificação dos focos iniciais do inseto é fundamental para evitar a sua proliferação e garantir forragem de qualidade para o gado, mas o produtor rural deve atuar de forma preventiva.
Fases da cigarrinha
Ovos
Ninfa
Adulto
Ciclo de Vida
Principais fatores que podem favorecer o ataque das cigarrinhas
Umidade alta do ambiente - indispensável para eclosão das ninfas
Temperaturas mais elevadas - aceleração do ciclo de vida do inseto
Plantio de gramíneas suscetíveis - favoráveis ao ataque da praga
Ocorrência de veranico - redução do ataque de fungos entomopatogênicos, inimigos naturais da praga e elevação do teor de aminoácidos essenciais na seiva das plantas
Redução da exposição das ninfas aos raios solares - favorece a manutenção da espuma ao redor das ninfas
Pastagem com deficiência nutricional -principalmente Ca e P, pois estes nutrientes em níveis normais possibilitam às plantas ter maior resistência a um número elevado da praga.
Danos
Embora as ninfas das cigarrinhas causem algum dano, os insetos adultos são os causadores dos maiores prejuízos. Ao se alimentarem, introduzem substâncias tóxicas que tanto podem atrapalhar o transporte da seiva, quanto causar a morte dos tecidos.
UM NÚMERO DE 25 ADULTOS DE NOTOSURIA ENTRERIANA POR METRO QUADRADO, POR UM PERÍODO DE 10 DIAS, PODE REDUZIR EM 30% A PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DE BRAQUIARIA DECUMBENS.
Controle Biológico
Não deixe a cigarrinha sugar o seu LUCRO! Utilize o BioMeta! Fale conosco!
Saiba mais sobre o produto e conheça as vantagens de um controle biológico eficiente